top of page
  • Foto do escritorVitacea Brasil

Dupla-poda: uma técnica desenvolvida pelo Grupo Vitácea Brasil

A dupla-poda é uma técnica desenvolvida por Murillo de Albuquerque Regina, sócio do Grupo Vitácea Brasil, que revolucionou a vitivinicultura nacional.


O sócio do Grupo Vitácea Brasil, Murillo de Albuquerque Regina, desenvolveu a técnica de dupla-poda no sul de Minas Gerais, enquanto era pesquisador na EPAMIG Caldas. A técnica consiste na inversão do ciclo da videira, visando a produção de uvas viníferas durante o período de outono-inverno.


Para que isso ocorra, são realizadas duas podas nos vinhedos. A primeira, denominada poda de formação, é realizada no mês de agosto e tem como objetivo a formação da área foliar para o acúmulo de reservas para o perfeito desenvolvimento da planta. Durante os meses subsequentes, até final de janeiro, todos os manejos são realizados normalmente, incluindo o desbaste de cachos, pois não se busca a produção neste momento. Em janeiro e fevereiro, então, é realizada a segunda poda do ciclo, denominada poda de produção, e é a partir deste momento que a videira vai iniciar seu ciclo produtivo, com previsão de colheita para os meses de maio a julho.


As condições climáticas esperadas no momento da colheita são: dias ensolarados, noites com baixas temperaturas e pouca chuva. Estas características são ideais para a elaboração de vinhos finos de qualidade.


Muitos estudos estão sendo realizados para encontrar variedades que se adaptem melhor ao manejo da dupla-poda e às condições climáticas das regiões durante o período de produção. As variedades Syrah e Sauvignon Blanc são, hoje, referências neste cultivo, demonstrando bom desempenho no campo e na garrafa.


A técnica de dupla-poda tem sido aplicada em diferentes regiões do sudeste, centro-oeste e nordeste do Brasil. Os vinhos de inverno (àqueles produzidos a partir da dupla-poda) surpreendem especialistas e já se destacam nos diferentes concursos em todo o mundo.

As mudas do Grupo Vitácea Brasil fazem parte desta história! Toda a equipe segue apoiando a tecnologia no campo e garantindo qualidade ao produtor.

461 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page